A origem do Rugby, o Rugby no Brasil e o Rugby em cadeira de rodas


A origem do Rugby
A origem do Rugby está diretamente ligada à do Futebol, afinal, antes de ser disputado apenas com os pés, o esporte mais popular do mundo também era jogado com as mãos.
Tudo começou no ano de 1823, quando uma escola na cidade inglesa de Rugby começou a desenvolver uma forma de jogar própria, que viria a se tornar um novo esporte.
Quatro décadas depois, em 1863, a retirada de duas regras do Futebol pela Football Association, criada para padronizar o Futebol no mundo todo, foram fundamentais para que o Rugby ganhasse identidade própria: A proibição do uso das mãos e o tackle, que permitia agarrar o adversário e leva-lo ao chão para retomar a bola.
No ano de 1871, surgia a Rugby Football Union, primeira entidade a regular o novo esporte.
E em 1886 nasce a International Rugby Football Board, para criar uma série de regras a serem adotadas. Apesar de fundadora do esporte, a Inglaterra só passou a fazer parte quatro anos depois, porque se recusava a ter a mesma representatividade que Escócia, Irlanda e País de Gales, que tinham um número menor de equipes na entidade.
O esporte tinha um grande incentivador, o Barão de Coubertin, e em 1900 entrou nos Jogos Olímpicos. Após a primeira aparição nos Jogos de Paris, voltou a ser disputado em Londres 1908, Antuérpia 1920 e novamente em Paris 1924. Após esta edição, o Comitê Olímpico Internacional retirou o esporte do programa olímpico. Em 2009, o mesmo Comitê elegeu a modalidade rugby sevens para entrar no programa a partir dos Jogos do Rio 2016.

Rugby no Brasil
O rugby chegou ao Brasil no século retrasado, e segundo o historiador Paulo Várzea, Charles Miller teria organizado em 1895 o primeiro time de rugby brasileiro, em São Paulo; e o primeiro clube a praticar o esporte, o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, teria sido fundado em 1891. O Rúgbi começou a ser jogado regularmente no Brasil em 1925, no Campo dos Ingleses, pertencente ao São Paulo Athletic Club, em Pirituba, São Paulo. Durante o período de 1926 a 1940 foram organizados jogos interestaduais entre os quadros paulista e carioca. Eram também realizados jogos internacionais, como contra os Springboks em 1932, seleção Britânica em 1936. De 1941 a 1946 houve uma interrupção nos jogos, devido à Segunda Guerra Mundial, sendo retomados em 1947.
Em 1960, jogadores do São Paulo Athletic Club passaram a jogar representando o clube, formando o Aliança Rugby Football Club, constituído por jogadores Ingleses, Franceses, Argentinos e Brasileiros. Em 1961 o rúgbi ganhou uma nova equipe, formada por membros da colônia Japonesa, denominada São Paulo Rugby Football Club. Em 6 de outubro de 1963, foi fundada, com sede em São Paulo, a União de Rugby do Brasil, com a finalidade de organizar e dirigir o rúgbi brasileiro. No ano seguinte a entidade patrocinava o III Campeonato Sul-Americano de Rúgbi, quando o Brasil sagrou-se Vice-Campeão.
Em 1966 foi realizada a primeira partida entre duas escolas de ensino superior. Numa tarde chuvosa de outubro, defrontaram-se as equipes da A.A.A. Oswaldo Cruz (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e A.A.A. Horácio Lane (Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie). A partir de 1971, começou a se desenvolver o rúgbi Infanto-Juvenil em São Paulo. Em 20 de Dezembro de 1972, foi fundada da Associação Brasileira de Rúgbi, em substituição à União de Rugby do Brasil, sendo reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND).

Rugby em Cadeira de Rodas
Rugby em cadeira de rodas ou QuadRugby é um desporto em cadeira de rodas feito para jogadores tetraplégicos. Ben Harnish, um professor de Arquitetura na Universidade de Manitoba, e dois atletas em cadeira de rodas, Duncan Campbell e Gerry Terwin inventaram o desporto em Winnipeg, Canadá. Devido à natureza agressiva do esporte, inicialmente o denominaram bola assassina (Murderball).
Em 1979, a equipe de Winnipeg fez uma demonstração nos jogos regionais de atletismo na Universidade de Southwest em Marshall, Minnesota, e jogaram o primeiro torneio nacional este mesmo ano.
Em 1981, Brad Mikkelsen, atual presidente da IWRF, com assistência do Serviço para Estudantes descapacitados da Universidade de North Dakota, cria a primeira equipe de quad rugby nos Estados Unidos, “Los Golpeparedes de North Dakota.” A primeira partida de rúgbi em cadeira de rodas nos Estados Unidos realizou-se entre a equipe de North Dakota e os de uma equipe de Minnesota. Foi uma partida de demonstração em 1982 durante os Jogos Nacionais de cadeira de Rodas em Marshall. Este mesmo ano, a Universidade de North Dakota foi a anfitriã do primeiro torneio internacional da modalidade com participação de equipes do Canadá e dos Estados Unidos. Participaram equipes de Manitoba, Saskatchewan, North Dakota e Minnesota.
Em 1988, seis equipes; Minnesota, Chicago, Detroit, Dallas, Los Angeles e North Dakota participaram na Universidade de North Dakota do primeiro campeonato nacional. Neste torneio foi criada a Associação de Quad Rugby dos Estados Unidos (USQRA), que hoje conta com mais de 40 equipes filiadas.
Em 1993 sete países participaram nos Jogos Mundiais Stoke-Mandeville, e a Federação Internacional de Rugby em Cadeira de Rodas (IWRF) se formou. Hoje a entidade está no processo de desligamento de sua entidade mãe, a Associação Internacional de Desporto em Cadeira de Rodas (IWAS), para se tornar uma entidade independente e responsável pela administração do desporto. Atualmente o esporte conta com 23 (vinte e três) países ranqueados e 6 (seis) que já desenvolvem a modalidade. As principais potências no rugby são os países fundadores, os EUA e o Canadá, e as nações oceânicas da Austrália e Nova Zelândia.
O rugby em cadeira de rodas foi introduzido nas Paraolimpíadas como modalidade de apresentação em Atlanta 96’. Os Estados Unidos conquistaram o Ouro nesta edição. Desde os Jogos Paraolímpicos de Sidney 2000’ a modalidade é integrante permanente dos jogos. O jogo final neste ano contou com mais 10.000 (dez mil) espectadores, que assistiram a equipe dos EUA sagrarem-se campeões novamente. Em Atenas 2004 foi a vez dos Kiwis, da Nova Zelândia de subir no lugar mais alto do pódio, quebrando a homologia americana.

A Bola
A bola de rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm, com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, e de seção transversal de 58,0 cm à 62,0 cm, sua pressão deve estar entre 65,71 e 68,75 kPa, tendo assim, entre 410 à 460 gramas. Bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.



O campo
O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in goal entre 10 e 22 metros de comprimento. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser areia, barro, neve ou grama artificial. O jogo pode ser sobre a neve, desde que a neve e a superfície subjacente sejam seguros para tal. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento.


Referências:

0 comentários: