Vivência de esporte radical na escola - aliando a teoria com a prática


É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros.
Buscando proporcionar esta vivência aos alunos, as turmas do 9º ano do Colégio Estadual Júlio Teodorico tem estabelecido no planejamento anual a experimentação de uma dessas atividades. A prática escolhida foi a do Slackline, que contribui no desenvolvimento psicomotor dos alunos, ajudando na concentração, equilíbrio e força, sendo uma modalidade de custo baixo e de fácil aprendizagem, além de contar com um alto grau de diversão.
A vivência iniciou com uma aula que apresentava alguns equipamentos de segurança individual para a prática de esportes radicais de ação e esportes radicais de aventura, bem como a discussão sobre a importância de sua utilização. Nesta aula os alunos conheceram alguns dos equipamentos utilizados em atividades radicais, e puderão tirar dúvidas sobre a segurança para a prática destes esportes.
Dando sequência ao planejamento, os alunos puderam ter o contato com a atividade de Slackline, onde foi oportunizado o contato com todos os processos que envolvem esta atividade (montagem do equipamento, backups de segurança, execução, e desmontagem e armazenamento do equipamento), com o objetivo de experimentar as exigências que esta prática impõe.

Confiram abaixo alguns dos registros desta vivência.


 

 

 

 

 

 

0 comentários: