ORIGEM E CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
Bem mais do que simples brincadeira o jogo é parte integrante do ser humano, pois através dos jogos o homem desenvolveu suas habilidades de raciocínio, de solução de problemas, de desenvolvimento de ferramentas, de socialização, de afetividade e de utilização do corpo como instrumento de construção e mudança do meio ambiente em que se encontra. Em tempos, o fato de jogar era visto como “passar o tempo”, mas atualmente e devido à contribuição da medicina, psicologia e pedagogia e visto como algo que proporciona o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.
As diferentes culturas que habitaram o planeta e determinaram os caminhos que nos trouxeram ao que conhecemos hoje como civilização nos dão conta através de manuscritos, pinturas e várias outras formas encontradas através dos estudos arqueológicos que o homem primitivo e seus descendentes desenvolveram os mais variados tipos de jogos.
Os jogos não têm origem definida, pois muitos deles surgiram em tempo remotos ou simplesmente do conhecimento popular. Os vários tipos de jogos conhecidos hoje surgiram e evoluíram juntamente com o desenvolvimento do conhecimento do homem sobre como sobreviver e tirar proveito dos recursos oferecidos pela natureza.
O desejo de jogar estimula as crianças a descobrir, manipular, observar e interpretar o mundo que os rodeia. Através do jogo aprendem a relacionar-se, a exercitar as suas capacidades, a conhecer o seu corpo, desenvolvem a sua personalidade e a encontrar um lugar na comunidade. Para Piaget, o jogo auxilia na construção do conhecimento, ou seja, é um fato inato e responde á necessidade da atividade, que por sua vez proporciona a aprendizagem. Em resumo, o jogo é uma atividade planeada, pedagógica que adquire uma dimensão central no tempo de ócio e de tempo livre.
Características do jogo
Segundo Telma Pereira, do portal ikidis, o jogo tem como características ser:
- Uma atividade que proporciona prazer e satisfação;
- Uma atividade gratuita que se faz por gosto sem esperar resultados;
- Uma atividade livre, voluntário e desejado;
- Uma atividade que ajuda a desenvolver, as faculdades psíquicas, físicas e serve para conhecer as próprias e limitações;
- Uma atividade que possibilita desenvolver as relações de hierarquização entre crianças e adultos;
- Uma atividade que permite à criança adaptar-se à realidade que a rodeia (conhece, assimila e interioriza o mundo através do jogo). É um meio de aprendizagem;
- Um meio terapêutico de libertação de tensões psíquicas e retorna ao equilíbrio.
Tipos de jogos
São encontrados os mais variados tipos de jogos e entre esses jogos podemos destacar alguns tipos que são os mais comuns nas brincadeiras infantis.
- Jogos de faz-de-conta
- Jogos de construção
- Jogos de regras
- Jogos cooperativos
- Jogos de ação
- Jogos de cartas
- Esportes
- Estratégia
- Quebra cabeça e raciocínio
Mas essas características dos jogos, não estão claramente definidas e muitas atividades envolvem várias características diferentes ao mesmo tempo. Os jogos por si só são interessantíssimos e despertam o interesse de todos os que se dispõem a realizá-lo. Para as crianças são ótimas maneiras de manter seu divertimento e desenvolver características importantes no seu desenvolvimento físico e mental.
Referências: