Os alunos do 6º ano, como parte do processo avaliativo do 3º bimestre, deverão construir com materiais alternativos três tabuleiros de jogos antigos, sendo dois de origem africana (Mancala e Shisima) e um de origem indígena (jogo da Onça). Abaixo descrevo algumas possibilidades para a construção destes jogos, como os materiais utilizados, tipo e quantidade de peças.
Mancala é o mais antigo jogo de tabuleiro que ainda hoje, é jogado amplamente no mundo. O principal objetivo dos jogadores é o de colher o maior número de sementes.
Para a construção deste jogo muito tradicional e com origem atribuída ao continente africano, podemos utilizar, dentre diversos materiais, uma caixa de ovo, pois ela já nos trás o tabuleiro praticamente pronto.
Se não for possível utilizar este material, é possível usar copos, caixinhas de papel, fundos de embalagens de bebidas longa vida, isopor, papelão, entre outros materiais. Neste caso, estes materiais deverão ser unidos ou perfurados, de forma que se disponham em seis pares alinhados em duas colunas (como mostrado nas figuras abaixo), assim como deverá ter mais dois objetos posicionados nas extremidades.
Além do tabuleiro, serão necessárias 48 sementes (4 em cada uma das casas conforme mostro abaixo), sendo que estas podem ser grãos de feijão, grãos de milho, grão de bico, ou objetos como botões, bolinhas plásticas, entre outros. É importante observar que estas não deverão ser de um tamanho muito grande, pois na medida em que os jogadores colhem as sementes, algumas casas ficam vazias e outras ficam mais cheias.
SHISIMA
O jogo de alinhamento Shisima tem sua origem no Quênia. É conhecido como o Jogo-da-Velha queniano. O objetivo do jogo é posicionar as três peças de forma alinhada.
A construção do tabuleiro é bem simples e prática. Para fazê-lo devemos traçar uma linha na horizontal e outra na vertical, além de outras duas linhas diagonais formando um “X”. Após isso, uniremos as pontas destas linhas, formando assim um octógono.
As peças são no número de seis, sendo três de uma cor e três de outra, como mostra o exemplo abaixo.
JOGO DA ONÇA
O Jogo da Onça é o único jogo de tabuleiro encontrado praticado pelos indígenas brasileiros. O objetivo dos caçadores é deixar a onça sem movimento (nem para captura), enquanto o objetivo da onça é capturar (comer) sete caçadores.
A construção deste tabuleiro utiliza de formas geométricas, onde inicialmente desenhamos um quadrado, traçando três linhas verticais e outras três na horizontal, formando assim dezesseis pequenos quadrados. Feito isso traçamos duas linhas diagonais formando um “X” no meio do tabuleiro, e após isso, ligaremos com uma linha diagonal o meio da aresta superior com a aresta da esquerda, o meio da aresta da esquerda com o meio da aresta inferior, o meio da aresta inferior com o meio da aresta da direita, e por fim, o meio da aresta da direita com o meio da aresta superior, formando assim um losango. Concluída esta etapa, desenhamos um triângulo com um de seus ângulos encostando no meio da aresta da direita, sendo que desenhamos dentro dele uma linha na vertical e outra na horizontal.
As peças são no número de quinze, sendo que quatorze deverão ter a mesma cor e representam os cachorros, e uma deverá ter cor diferente, pois representa a onça.
Professor Raphael Marcondes
VALEU PROFESSOR
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