Material de estudo para as avaliações do 1º Bimestre de 2017 - parte 2


Material de Estudo para as turmas de 7º ano - CE Borell e CE Júlio Teodorico

A UTILIZAÇÃO DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
       O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da prática do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor. (BRAGADA, 2000).
       Para Sedorko e Distefano (2012), esta modalidade esportiva é praticamente inexistente dentro da Educação Física escolar, com a alegação de falta de espaço físico e materiais adequados aliados a falta de interesse dos alunos por este esporte, os profissionais da área deixam de lado este conteúdo e preferem adotar como conteúdo de suas aulas os esportes mais tradicionais como o futebol, voleibol e demais esportes que tenham a bola como objeto principal para sua realização.
       Para Kirsch, Koch e Oro (1988), mesmo com a falta de uma estrutura e de matérias adequados, o atletismo pode e deve ser implantado nos planos de aula dos professores de Educação Física escolar e praticado dentro da escola, pois esta modalidade dentro do ambiente escolar não necessita de complexas instalações e grande parte dos materiais utilizados por este esporte podem ser adaptados e até mesmo confeccionados com materiais recicláveis pelos professores e alunos.
       O atletismo na escola deve ser caracterizado inicialmente como um pré-atletismo, onde através de atividades que contemplem os gestos motores básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar possa caracterizar esta fase inicial de inclusão do atletismo no ambiente escolar. (OLIVEIRA; SANTOS, 2008).
       De acordo com Netto e Pimentel (2009), a metodologia de ensino do Atletismo deve ser proposta em forma de jogo, para que promova a aprendizagem, tornando-se, assim, um instrumento pedagógico que pode contribuir para o desenvolvimento do aluno, pois é um ótimo estimulador, uma fonte de prazer e descoberta. O jogo deve ser visto dentro da Educação Física Escolar, em especial no Atletismo, como uma ótima oportunidade e possibilidade de aquisição de conhecimentos, sem excluir os alunos menos habilidosos, sem buscar talentos e que possa trazer benefícios em suas vidas.
       Desta forma, com o propósito de tornar o atletismo mais atraente entre as crianças e jovens e facilitar a sua inclusão no ambiente escolar a IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), criou o programa chamado “Mini Atletismo”, projeto este para menores de 7 a 15 anos de idade. O “Mini Atletismo, procura fugir das tradicionais competições do atletismo adulto que visão somente o resultado e geram desinteresse por parte das crianças, as competições desenvolvidas neste programa são através de jogos de atletismo, onde o objetivo é de que as crianças tenham a oportunidade de obter o maior dos benefícios da prática do atletismo, em termos de Saúde, Educação e Auto Satisfação. (BOZZOLLI et al, 2006).
       Para Magno et al (2011), Oliveira e Santos (2008) e Netto e Pimentel (2009), o Mini Atletismo pode ser uma ótima proposta para a inclusão e o ensino do atletismo no ambiente escolar. Entretanto é necessário que os professores de Educação Física escolar tenham um conhecimento mais aprofundado deste programa de atletismo e das diversas atividades que são propostas e trabalhadas por ele.

Após a leitura do texto responda:
1. Porque é fundamental a prática do Atletismo dentro da escola?
2. Porque o atletismo é tão pouco praticado dentro das escolas?
3. Que ações a IAAF tomou para tornar o atletismo mais atraente dentro do ambiente escolar?


Referências:
http://www.efdeportes.com/efd178/atletismo-na-educacao-fisica-escolar.htm

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